"A equoterapia é um método que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e reeducação nos aspectos motores, sensoriais, comportamentais e sociais, através de recurso lúdico-desportivo. O que proporciona excelentes resultados na aprendizagem, memorização, concentração, cooperação, socialização, organização do esquema corporal, aquisição das estruturas têmporo-espaciais, além de estimular o equilíbrio e regular o tônus muscular.
O movimento tridimensional do cavalo influencia diretamente em músculos do controle postural, nos músculos da cavidade oral, nos músculos da laringe e nos músculos da respiração. Portanto, temos a ação direta do cavalo favorecendo na adequação de tônus, da postura, da sensibilidade, da propriocepção e da respiração.
Em paralelo, temos o profissional fonoaudiólogo que atua na equipe. Com seus conhecimentos ele vai procurar adaptar os exercícios da sua área para a sessão de Equoterapia, de acordo com as necessidades de cada paciente, aproveitando a estimulação no meio ambiente e do cavalo, proporcionando uma terapia lúdica e prazerosa.
A Equoterapia é um dos raros métodos, ou melhor, talvez o único, que permite que o praticante vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas.
Sendo assim, um dos aspectos mais importantes nessa terapia é que conscientiza o praticante de suas capacidades e não de suas incapacidades".
Para saber mais sobre esse tema tão interessante, participe da VIII Semafon!