segunda-feira, 5 de julho de 2010

Atuação fonoaudiológica em queimaduras: indispensável

O atendimento a pacientes que foram expostos a queimaduras é uma atuação relativamente recente na Fonoaudiologia, que tem despertado muita atenção devido à importância de tais práticas. As queimaduras podem levar a alterações estruturais, que interferem na realização das funções do sistema estomatognático, na produção vocal e na expressão facial de emoções e sentimentos.

Para atender esses pacientes, contudo, é importante que o fonoaudiólogo tenha conhecimentos a respeito dos tipos de queimaduras, bem como sua evolução e tratamento. Além disso, sabe-se o quanto as queimaduras podem interferir na auto-estima do paciente, o que evidencia ainda mais a necessidade de profissionais qualificados para atenderem essas pessoas da forma mais adequada possível.

Pensando nisso, a VIII Semafon irá trazer uma palestra com a fonoaudióloga Sílcia Franco Campos e a enfermeira Cláudia S. Rossi. Na primeira parte, Cláudia irá abordar os tipos de queimaduras e lesões, trazendo informações sobre o tratamento e evolução das mesmas. Estas são essenciais para que o trabalho da Fonoaudiologia possa ser melhor compreendido. Na segunda parte, Sílcia apresentará as especificidades oromiofacial, vocais e da deglutição relacionadas ao trabalho terapêutico com pacientes queimados. A fonoaudióloga também fará interfaces do trabalho em equipe multi e interdisciplinar, apresentando os aspectos fisioterapêuticos, terapêuticos ocupacionais, psicológicos e sociais.

Participe da VIII Semafon e venha discutir esse tema conosco!