terça-feira, 5 de abril de 2011

Terapia com cães

Olá pessoal!
O blog dorme, mas não morre! hehe

Estou aqui para divulgar mais uma nova palestrante confirmada: Fga. Camila Mantovani, da palestra entitulada terapia com cães.
É estranho entender que estes animais de quatro patas que fazem parte do nosso cotidiano caseiro agora estejam presentes também em clínicas e consultórios, mas não veterinários, estão nesses locais para ajudar na reabilitação da população, após muitas pesquisas chegarem a constatação de que terapias com animais visando cuidar da saúde humana tem surtido resultados. Ano passado, a XIII SEMAFON trouxe a equoterapia, mas nenhum aniamal supera o melhor amigo do homem!

A TAA(Tarapia assistida por animais) é dirigida para promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas através de processo terapêutico formal, com procedimentos e metodologia, amplamente documentado, planejado, tabulado, medido, e com seus resultados avaliados, podendo ser desenvolvido em grupo ou de forma individual (Delta Society, 1996).
Nos casos estudados, a presença do cão, no setting fonoaudiológico, favoreceu:
* a interação terapeuta/paciente.
* intensificou a atividade dialógica entre o par.
* a gestualidade e a movimentação corporal comunicativamente eficientes (LaFRANCE e outros, 2007).
* a motivação para as atividades de leitura e escrita por parte dos pacientes.
* a diminuição dos sintomas manifestos na linguagem oral e/ou gráfica, e
* a mobilização da afetividade positiva dos pacientes. Além dos benefícios descritos, outros já apontados cientificamente comprovam que quando crianças e animais estão juntos, seja em uma terapia, na sala de aula ou em outras atividades.
* Cria-se um ambiente motivador para as crianças interação.
* Proporciona-se atividades interessantes, espontâneas, facilitando a aprendizagem e a comunicação.
* Facilita-se o desenvolvimento emocional através do vínculo formado entre a criança e cão no qual muitos sentimentos são trocados, auxiliando na superação de conflitos e em uma maior consciência de si mesmo.
* Encoraja o respeito por todas as formas de vida, desenvolvendo senso de responsabilidade e de cuidado consigo e com o outro.
* Facilita a comunicação, favorecendo processos interativos entre criança e cão e/ou com os outros próximos a eles.
* Favorece a expressividade, em diversas formas, já que o animal não julga nem tem preconceito.
 
Material extraído do site Projeto pelo Próximo, escrito pela fonoaudióloga e palestrante da IX Semana de Fonoaudiologia da UNICAMP: Camila Matovani.
 
Comissão 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário