O uso da eletromiografia na fonoaudiologia está crescendo nos últimos tempos, e como a Semafon não dorme no ponto, resolvemos falar um pouco sobre essa nova ferramenta que a fonoaudiologia utiliza. Confira abaixo algumas informações retiradas de um site do curso de Fonoaudiologia da PUC Minas.
Para começar, você sabe o que é uma eletromiografia?
"É uma ferramenta de diagnóstico instrumental objetiva e completa sobre o funcionamento dos músculos da face e da região cervical".
O que a eletromiografia avalia?
" A Eletromiografia avalia principalmente as condições fisiológicas e patológicas dos músculos, fornece informações sobre os princípios que regem a função muscular e pode contribuir com informações importantes para o diagnóstico. Ela tem sido considerada o instrumento mais preciso para avaliar a atividade elétrica dos músculos orofaciais."
"Na clínica fonoaudiológica, a eletromiografia é considerada um importante auxiliar no entendimento dos padrões de atividade elétrica dos músculos faciais e mastigatórios, contribuindo para um diagnóstico mais objetivo e uma intervenção mais efetiva. O caráter mais objetivo da eletromiografia pode complementar os dados do diagnóstico, tratamento e até mesmo, prognósticos dos casos na clínica fonoaudiológica."
Em quais casos a eletromiografia pode ser utilizada na Fonoaudiologia?
"A variabilidade da aplicação da EMGs na Fonoaudiologia pode envolver
indivíduos respiradores orais, com paralisia facial, disfunções
têmporo-mandibulares, alterações vestibulares, usuários de prótese
dentária, dentre outros."
Nenhum comentário:
Postar um comentário